TRÍADE BÁSICA ESSÊNCIAL PARA UMA ENCENAÇÃO:
ATOR TEXTO PÚBLICO
ESTRUTURA DE UMA ENCENAÇÃO:
QUEM? ONDE? O QUÊ? QUANDO? POR QUÊ?
ELEMENTOS QUE PODEM CONSTITUIR UMA ENCENAÇÃO
ATOR/ATRIZ
Agente do ato, da ação. Aquele que dá vida a uma situação imaginada ou reproduz uma ação já acontecida. A arte do ator/atriz é a arte de convencer. Convencer o espectador da "verdade" que está vivendo.
OBSERVAÇÃO: Existem Formas de Espetáculos Teatrais nas quais a presença física do ator/atriz em cena NÃO SE FAZ NECESSÁRIA, como por exemplo, no Teatro de Bonecos e nos Teatros de Formas Animadas, porém o seu trabalho físico é essencial..
SONOPLASTIA
Música e/ou ruídos que compõem a encenação teatral. Pode ser realizada pelos próprios atores ou por outra pessoas (músicos ou contra-regras).
ILUMINAÇÃO
Também conhecida pelo termo LUZ (da encenação) é a arte e a técnica de iluminar a encenação, criando climas, intensificando a situação dramática.
CENÁRIO
É a forma dada ao espaço cênico, o local onde a ação vai acontecer. É o arranjo da cena.
ACESSÓRIOS DE CENA
São todos os objetos que compõem a cena, podemos incluir aqui também as máscaras.
MAQUIAGEM
É a pintura colocada no rosto ou corpo do ator/atriz. A MAQUIAGEM têm duas funções básicas: 1 - Projetar a expressão fisionômica do ator/atriz; 2 - Caracterizar o personagem.
INDUMENTÁRIA/ FIGURINO/ROUPA
São os trajes, as roupas utilizadas pelos atores/atrizes em cena.
TEXTO
Não entendendo aqui texto no sentido literário, pré-estabelecido, mas com um sentido mais amplo, próximo a definição de Barba (1995): texto antes de se referir a um texto escrito ou falado, impresso ou manuscrito, significa 'tecendo junto'. Neste sentido não há representação sem texto. Aquilo que diz respeito ao texto (a tecedura) de representação pode ser definido como "dramaturgia", isto é, drama-ergon, o 'trabalho das ações' na ENCENAÇÃO.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário