quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ENTENDA POR QUE PILHAS E BATERIAS NÃO PODEM SER DESCARTADAS NOS LIXOS COMUNS



A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local usado para descarte incorreto.

ESTATÍSTICAS - Na última década, o uso de aparelhos eletrônicos se proliferou de forma intensa e em consequência, atualmente existe um mercado enorme de pilhas e baterias dos mais diversos modelos, tamanhos e tipos. Só o Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas por ano, segundo dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Estima-se que cada brasileiro consuma não menos de 5 pilhas comuns por ano.

CONSCIENTIZAÇÃO - O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores, tais como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel. Essas substâncias se acumulam na natureza e por não serem biodegradáveis, - o que significa que elas não se decompõem - podem contaminar o solo. As plantas e produtos agrícolas são contaminados pelo solo ou pela sua irrigação. Com isso, os animais e as pessoas podem ingerir alimentos contaminados.

METAL PESADO
EFEITOS CAUSADOS A SAÚDE
Mercúrio
Pode provocar efeitos danosos na pele e mucosas, náuseas, vômito, dor abdominal, diarreia com sangue, distúrbios renais, distúrbios neurológicos, alterações metabólicas, deficiências nos órgãos sensoriais, danos aos rins e morte.
Cádmio
Provoca disfunção renal, problemas pulmonares, é cancerígeno, levando a mutações genéticas nas células e alterando sua função, pode provocar danos ao sistema genital, dores reumáticas e distúrbios metabólicos levando a osteoporose.
Chumbo
Pode provocar perda da memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores musculares, afeta o sistema circulatório (eleva a pressão arterial), anemia, depressão, paralisia, raciocínio lento, disfunção renal, perturbações no sistema digestório e genital.
Manganês
Seu excesso impede a atuação de ferro na hemoglobina, causando irritabilidade, dor, cabeça, insônia, fraqueza nas pernas, afeta o sistema neurológico e gagueira irreversível.

COMO DESCARTAR? - A legislação brasileira, por meio da resolução nº 257 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina que os fabricantes devam inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celulares no lixo comum. A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras. Podemos também organizar pontos de coleta que encaminham os materiais recolhidos para o destino adequado..

Em Piaçabuçu a OLHA O CHICO é um PONTO DE COLETA, leve para lá suas pilhas e baterias descartadas.

Fonte: Site http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ser-descartadas-nos-lixos-comuns. Consulta realizada em 11 de dezembro de 2012.
http://www.alunosonline.com.br/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-na-rio20.html. Consulta realizada em 12 de dezembro de 2012.
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1138/dica_descarte_suas_pilhas_e_baterias_corretamente/. Consulta realizada em 12 de dezembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário