sábado, 24 de novembro de 2012

Oficinão de Férias da Olha o chico

1º Oficinão de Férias da Associação Olha o Chico - Piaçabuçu


Faça sua inscrição na Associação Olha o Chico - Avenida Ulisses Guedes 242 - Bairro Brasília - Piaçabuçu

Nome:
Nascimento:
RG:
Endereço completo:
Telefone:
Qual sua experiência com arte?
Carta de intenção.

MÁSCARAS

Muitas perguntas nos vêm à cabeça a respeito da máscara e sua relação com o teatro, com os ritos e à magia. A máscara seja como for, é sempre um melindre, pois ela imita e modifica. No entanto...Qual é seu jogo?
Nos primórdios, os homens primitivos faziam suas máscaras em couro, peles de animais e usadas no rosto e até mesmo no corpo inteiro com uma única finalidade, seduzir sua preza.
Na linguagem teatral, as máscaras, como elemento irracional, são expressões de formas, metáforas, imagens e símbolos, onde o movimento emocional e intencional é dado pelo ator dando suporte da animação para a materialização de uma idéia.
Máscaras representam tipos (seres), que impõem ao ator limites intencionais, para que se tornem teatrais. Sem a energia de um corpo, elas não tem vida, não expressam idéias, tão pouco são dramáticas. No entanto, antes de conhecer suas ideologias, deve-se conhecer o jogo pelos quais ela se movimenta.
O gesto é a vida da máscara , e sua expressividade pode ser tal que prescindem de palavras. As mãos também fazem parte da máscara. Máscara- mãos. As mãos manifestam alegria, esperança, desolação, ameaça, repulsa, sofrimento. As mãos tiram a imobilidade da forma rígida da máscara e lhe dá dramaticidade.

Máscara expressiva

São aquelas que apresentam expressão. Com feições bem calcadas, definem um estado de ânimo. São máscaras inteiras e silenciosas. Cada máscara sugere uma dinâmica. Ao contrário da neutra, são bem variadas. Uma boa máscara expressiva tem a força capaz de transformar a expressão conforme a movimentação. Traz algo de profundo capaz de motivar a sua expressão (reação).
Prática - Cabe ao ator descobrir o jogo que a identifica dando forma ao corpo. A triangulação ressalta suas relações. O jogo pode ser enriquecido com a contra máscara. “Quando o ator a encontra –acontece algo como possessão”. (fonte: Grupo Moitará/Ana Maria Amaral “Teatro de formas animadas”/http://www.tede.udesc.br/tde_busca/ar

Meia máscara

Geralmente são tipos fixos. Usam meia máscara que deixa livre a parte inferior do rosto. Sendo assim, permite a utilização da palavra, que seria dito sem máscara, no entanto, improvisa seguindo a linha de raciocínio da personagem. Projeta partes isoladas do corpo, geralmente nariz e testa. Ex. Dotore e algumas servas da comédia del’ arte – narizes e/ou testas. Clown – somente nariz (menor máscara). Tanto uma como outra, trabalha em cima de “acentos”,em uma natureza profunda – seja do ator ou da personagem.
Prática - O ator deve encontrar corpo e voz da personagem. De um lado trabalha o ator e sua força teatral (Clown). Expressão corporal, exposição às suas fragilidades, fraquezas. De outro lado, dá vida a um personagem, revelando minúcias do mesmo (serva). (fonte: Grupo Moitará/Ana Maria Amaral “Teatro de formas animadas”/http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=849)

0 comentários:

Postar um comentário