quarta-feira, 2 de maio de 2012

ESCOLA VIVA OLHA O CHICO: ARTE E MEIO AMBIENTE Projeto Político Pedagógico - P.P.P


1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO
Escola Viva Olha o Chico: Arte e Educação Ambiental, vinculada a Associação Amigos De Piaçabuçu – Olha o Chico. CNPJ: 03.214.372/OOO1-09. Endereço: Av. Ulisses Guedes, 242-A, Brasília, Piaçabuçu, Alagoas. Cep.: 57.210-000.

2. OBJETIVOS
  • Utilizar a arte como instrumento para conhecer e refletir sobre o lugar em que se vive; oxigenar e dar visibilidade as culturas locais, fortalecer a identidade e elevando a autoestima da comunidade;
  • Irradiar práticas de educação do conhecimento sensível, articulando saberes populares aos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e proporcionar troca de experiências entre diferentes gerações;
  • Contribuir com a construção de atitudes e valores que propiciem a inclusão social, respeito à igualdade e à diferença, formação de uma consciência ambientalista e preservacionista, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e sócio-comunitário-sustentável;
  • Promover, identificar, registrar, manter, salvaguardar e difundir produções artísticas (Música, Literatura, Áudio-Visual, Artes Visuais, Teatro, Dança, Circo, Contação de História), artesanais e das manifestações tradicionais dos afro-descendentes, indígenas e demais culturas populares brasileiras, minimizando efeitos de massificação;
  • Apoiar e promover ações de fortalecimento da Rede Pública de Ensino, de eventos artísticos e educacionais, de democratização do acesso aos meios de comunicação, de campanhas que veiculem informações educativas e de utilidade pública.

3. JUSTIFICATIVA
O Grupo Caçuá foi – e ainda o é – um dos mais reconhecidos resultados de atuação da Olha o Chico, mas a falta de ações de educação que estimulasse o surgimento de novos membros fez com que este Grupo passasse por momentos muito difíceis, chegando a pensar-se em sua desativação. A partir de 2008, com a certeza de que a continuidade da construção de conhecimentos era essencial para que o trabalho do Grupo Caçuá e da Olha o Chico, como um todo, se mantivesse vivo e crescente, nasce um movimento que busca organizar as diversas atividades de educação informal desenvolvidas pela Associação Amigos de Piaçabuçu – Olha o Chico, estruturando assim a “Escola Viva Olha o Chico: Arte e Educação Ambiental”. São dois anos de estudo e uma implantação processual e contínua que se inicia em 2010, considerando a disponibilidade de espaço físico, recursos materiais e seres humanos disponíveis.

4. CLIENTE ALVO
Comunidade ribeirinha do Baixo São Francisco, em especial os residentes na região da foz desse Rio.

5. MISSÃO
Utilizar a arte como instrumento para formação integral do ser humano, geração de renda e difusão dos saberes e fazeres ribeirinhos.

Nossa missão está em conformidade com a Missão da Olha o Chico:


Sou ribeirinha, sou forte
O São Francisco é meu guia
Meu Rio da integração
De sua Nação eu sou cria

Dessa Nação canto o canto
Danço a dança e conto histórias
Lendas, causos e mitos
De sofrimentos e glórias

Sou o olho e o olhar
Da cultura popular
Faço da arte instrumento
De educação e sustento

Sou Olha o Chico, cultura
Ribeirinha, sou olhar
Meio ambiente, sustento
Arte, educação popular.

6. VISÃO
Ser referencial em educação

7. GESTÃO
Gestão democraticamente compartilhada, com envolvimento efetivo de toda a comunidade escolar, diretoria e sócios da Olha o Chico na construção, implantação e avaliação de todos os processos. Prioridade para formação continuada e cooperação voluntária resultante da ideologia de aprender para ensinar.

8. PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Acreditamos que é importante aprender a degustar a vida, e que ser professor é contribuir com o despertar dos sentidos, instigando curiosidades e encantamentos num corpo vivo: uma unidade resultante da interação entre organismo, processos mentais e espirituais. Acreditando também que conhecimento não pode ser repassado, e sim construído, a partir de uma busca pessoal e significativa, pautada na ação-reflexão-ação vivenciada a partir da realidade local, orientadas por atividades dinâmicas e contextualizadas por isso adoramos como práticas pedagógicas: a Abordagem Triangular (educação significativa/ desafiadoras, resultante de vivências e inter-relação entre produção, interpretação e contextualização), a Pedagogia Griô (valorização da cultura da tradição local, relação entre o conhecimento popular e o ensino formal) e a Educação Somática.

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