sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saudações a todos os professores e professoras de Piaçabuçu.
Seguem orientações para a atividade do Livro Registro do Projeto Meninos Guerreiro,

Escola Santa Cruz e 21 de Abril - Música e Dança;
Nesse capítulo, escrevam e decorem as páginas com elementos relacionados a dança e a música encontradas no Guerreiro Alagoano. Falem sobre os ritmos e as sensações que o corpo sente ao se mover em cada um deles; escrevam sobre os instrumentos que acompanham as músicas cantadas; 

Escola José Gonçalves - Os personagens do Guerreiro, seus figurino e adereços;
Organizem, para esse capítulo, desenhos ou fotografias de cada personagem do Guerreiro, com seu figurino, seus adereços e um texto falando de suas características.

Escola Faustino Victor de Araujo - Entremeios do "Sapo", "Doido", "Joana Baia", "O Cão, a Alma e Nossa Senhora" e Escola Messias Calumby - Entremeios "Zabelê", "Lobisomem", "O Cangaceiro e a Polícia";
Dividimos os Entremeio para as duas escolas. Para cada entremeio, construam uma página (ou uma metade de página), utilizem desenhos, fotografias e um texto falando sobre o entremeiro, do que ele fala, como acontece. Se existirem falas especícas, coloque-as. Podem criar textos dramáticos se quiserem. Lembrem de fazer citações a respeito da produção realizada por cada escola durante a oficina. Procurem estabelecer relação entre os entremeios e temas que a escola possa discutir em sala de aula.


Escola Élio Lemos - Danças e Folguedos que fundamentaram a criação do Guerreiro;
O trabalho de vocês nesse capítulo é apresentar um panorama das várias danças e folguedos que contribuíram para o surgimento do Guerreiro, já que ele resulta de muitas misturas. Falem um pouco de cada um, acrescente ilustrações, estabeleçam conexões entre os brincantes desses folguedos e o Guerreiro. (Ex.: A borboleta está presente no Pastoril e no Guerreiro).

Escola Enecila Acioli Gama - O Guerreiro no Ciclo Natalino em Piaçabuçu: Panorama atual e perspectivas futuras;
Nesse capítulo, registrem o que acontece no Ciclo Natalino em Piaçabuçu, enfatizem a relação entre este o Guerreiro e o Ciclo Natalino, em que lugares e em que datas ele se apresenta. Para isso, ativem a memória e procurem os mestres e brincantes, eles podem dizer coisas que vocês não lembrem. Depois, deixem a imaginação conduzir vocês para idealizar um Ciclo Natalino onde o Guerreiro (e outros folguedos e danças desse Ciclo Natalino) possam fazer com que o mundo inteiro queira vir conhecer Piaçabuçu e participar desse momento mágico. Como seria ele?

Escola Deraldo Campos e Coronel Pedro de Góes - Educação, Currículo e Cultura Popular;
Esse capítulo é de muita reflexão: pensem a respeito dos questionamentos iniciados em nossos encontros, sobre currículo, pedagogia, metodologia; sobre os interesses e o poder implícito no currículo; sobre a função social da escola. Procurem estabelecer relações entre a prática escolar vivida e projetem desejos de mudanças que considerem significativos para uma educação mais contextualizadas com nossa cidade, nossa região e nosso tempo.

Escola Moacir Andrade e Creche Vicentina de Castro - Origem e ocupação geográfica do Guerreiro Alagoano;
Registrem, para esse capítulo, as possibilidades de origem do Guerreiro, o lugar, o como, e por onde ele se espalhou. Lembrem que temos material na Olha o Chico e que a internet pode ser acessada. tentem localizar manifestações do Guerreiro nas cidades de Alagoas e em outros estados, desenhem mapas indicando a difusão desse folguedo.

Escola Padre Luis Barbosa Leite - Partes do Guerreiro: "Borboleta", "Banda da Lua" e "Índio Peri"; e Escola Genildo Capitulino Lessa - Partes do Guerreiro: "Sereia", "Lira", e "Estrela de Ouro"Dividimos as Partes para as duas escolas. Para cada Parte, construam uma página (ou uma metade de página), utilizem desenhos, fotografias e um texto falando sobre o ela, como acontece, quem está envolvido. Se existirem falas específicas, coloque-as. Podem criar versos se quiserem. Lembrem de fazer citações a respeito da produção realizada por cada escola durante a oficina. Procurem estabelecer relação entre as Partes e temas que a escola possa discutir em sala de aula.


Escola Serapião Walter - Um merecido Reconhecimento - Pessoas Entrevistadas;
É sempre bom quando reconecemos e agradecemos as pessoas que nos ajudam a aprender ou a fazer qualquer outra coisa. Esse é o espaço para que possamos homenagear os mestres e brincantes que ajudaram a construir nosso conhecimento sobre o Guerreiro. Cite seus nomes, onde vivem, um pouco de sua história de vida, acrecentem fotografia e depoimentos que eles considerem interessante.

Escola Douglas Apratto - Literatura;
Registrem, nesse capítulo, informações sobre literatura (oral e escrita), estabelecendo relações entre as características de cada uma e os conteúdos discutidos em nossos encontros (Guerreiro, Escola, Pedgogia, etc.). De que forma a Literatura é vivida no Guerreiro? Que tipo de produção literária estão presentes nessa manifestação? Quais suas características? Fale sobre as rimas, a métrica, etc.


Aproveitem o material visto nos encontros, lembrem que na Olha o Chico estamos preparando um cantinho bem especial para literatura pupular, e fiquem livres para pesquisar em outras fontes. Lembrem-se que o conhecimento está bem mais perto do que muitas vezes parece estar: em livros didáticos da própria escola, na internet, e na mémoria viva das pessoas, dos brincantes, dos músicos que acompanham (brincando ou assisteindo) o Guerreiro.
Não esqueçam de colocar as fontes de pesquisa, citem o nome das pessoas, valorize seus conhecimentos, inclusive se for sua a construção (numa rima, num texto, etc.).
Aguardamos agendamente para ir as escolas, ver a atividade prática e receber o material produzido para o livro.


BOM TRABALHO!
Com carinho,
Associação Olha o Chico

0 comentários:

Postar um comentário